domingo, 8 de julho de 2007

Christ Redeemer, Brazil

Cristo Redentor, uma das novas maravilhas
Quando a gente quer, a gente pode... Sim, estou falando de nós brasileiros.
Pena que nem sempre usamos muito esse "poder".
Fizemos o Cristo Redentor vencer, e muito bem, a corrida para ser uma das 7 maravilhas do mundo moderno. É lindo... lindíssimo, mas estava concorrendo com maravilhas modernas bem mais conhecidas mundialmente. Ou esqueceram que costumamos ser lembrados só pela Amazônia, Índios, Favelas, Turismo Sexual e Futebol? Sim sim, talvez você discorde e me diga que também por belíssimas praias e Giselle Bundchen. Ok, ok.
Mas o que fez o Cristo vencer não foi só por ser uma maravilha... mas a mobilização das pessoas pela causa. Vejam só o peso dos finalistas. E já viu, neh? Alguma coisa rola na internet por aqui e tá todo mundo "garrado". Vide o Orkut que hoje é mais ou menos como um número de telefone.
Então... Por que não começamos a mobilizar por outras coisas tão bacanas quanto e muitas vezes até mais importantes? Capacidade nós temos. Tá provado.
Mas vamos lá! Viva a vitória e que possamos colher bons frutos com a divulgação disso.
"Cristo Redentor braços abertos sobre a Guanabara" - Tom Jobim.
Christ Redeemer, Brazil - O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.

Chichén Itzá, Mexico - Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455.

The Great Wall, China - A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitectura militar construída durante a China Imperial, e uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui-se em um símbolo da China e em uma procurada atração turística.

Machu Picchu, Peru - Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, actual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Petra, Jordan - Petra (do grego "petrus", pedra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. Em 7 de Julho de 2007 ela foi escolhida uma das Novas sete maravilhas do mundo.

The Roman Colloseum, Italy - O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edifícação. É uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico, era um local onde seriam exibidos toda uma série de espectáculos, inseridos nos vários tipos de jogos realizados na urbe. Os combates entre gladiadores, entre estes e feras ou mesmo combates navais, inseridos no vasto movimento propagandístico romano, concedia uma especial relevância às características essenciais da cultura romana, dos valores morais greco-romanos instituídos e do verdadeiro “tesouro” composto pelas lendas e mitos desta civilização.

The Taj Mahal, India - Em hindi ताज महल, persa تاج محل) é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia. A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker